Produção e disseminação de conhecimento

Produção e disseminação de conhecimento

Para contribuir com a disseminação de informações sobre Regime de Colaboração, em 2017 foi criada no Instituto Positivo a área de produção e disseminação de conhecimento. A partir da experiência adquirida com o apoio à implantação do ADE Granfpolis e do conhecimento sobre os demais Arranjos ativos no Brasil, essa área atua no desenvolvimento de estudos e pesquisas, e na disseminação de conteúdos relevantes sobre o tema, a fim de promover mais reflexões e com isso aperfeiçoar a política pública nacional brasileira. Também para que os gestores públicos possam conhecer os modelos de Regime de Colaboração e avaliar a viabilidade de implantação em seus territórios.

Acreditamos que o Regime de Colaboração é o caminho para superar os desafios da oferta de qualidade da Educação pública e da redução das desigualdades de aprendizagem, além de contribuir para fortalecer e qualificar as capacidades da gestão administrativa e pedagógica da Educação pública.

Para tanto, lançamos em 2017, em parceria com o movimento Colabora Educação, o livro Cooperação intermunicipal: experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil, cuja autoria é do Dr. Fernando Luiz Abrucio e da Dra. Maíra Weber.

Já em 2018, lançamos a revista Colaboração, a primeira revista do país voltada exclusivamente ao tema do Regime de Colaboração na Educação, também em parceria com o movimento Colabora Educação.

Além disso, desde 2018, também como forma de levar esse conhecimento a mais pessoas pelo país, ministramos palestras sobre Regime de Colaboração e Arranjos de Desenvolvimento da Educação em diversos eventos educacionais, alcançando lideranças da Educação pública municipal.