Colegiado de educação é lançado na região da Foz do Rio Itajaí

Colegiado de educação é lançado na região da Foz do Rio Itajaí

No dia 25 de abril, o Centreventos de Itajaí foi palco para o lançamento oficial do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri). Mais de 500 pessoas marcaram presença no evento, entre elas, prefeitos, vereadores, secretários, gestores, servidores públicos, professores, equipes pedagógicas, estudantes, empresários e envolvidos com a educação pública nos municípios da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

A mesa de abertura contou com a presença do anfitrião Roberto Carlos de Souza, presidente da Amfri e prefeito de Navegantes; da secretária adjunta de estado da educação, Elza Marina da Silva Moretto; do deputado estadual, Vicente Caropreso; do secretário municipal de educação de Itajaí, Edson D’Avilla; do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte; e do vice-presidente do Grupo Positivo, Lucas Guimarães.

Para o presidente da associação, o colegiado irá realizar um trabalho em rede, buscando a troca de experiências, soluções conjuntas e unir forças para alavancar recursos técnicos, financeiros e pedagógicos para solucionar pendências no processo de gestão da educação pública dos dez municípios que possuem caraterísticas semelhantes, seguindo o modelo de Metodologia de Arranjo do Desenvolvimento da Educação (ADE). “Queremos sensibilizar toda a sociedade, fazer com que seja vista na educação a mola mestre para mudarmos o Brasil e fazer com que todos possam despertar a esse tema tão importante para todos nós”.

Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo, explica que o objetivo do ADE é melhorar a educação por meio do esforço e colaboração de várias pessoas envolvidas. “O CoGemfri nasce da observação de que é possível melhorar a educação a partir do esforço coletivo e acelerar o desenvolvimento da educação”. Além de envolver o trabalho coletivo e cooperativo dos dez municípios, o colegiado permitirá, ainda, a intervenção interativa de outras organizações da sociedade civil.

O evento de lançamento debateu a Educação como o novo nome do desenvolvimento e os moldes das aulas das escolas brasileiras.

Encerrando o evento, foi realizada a assinatura do termo de parceria entre o CoGemfri e o Instituto Positivo.  Além do presidente da Amfri e do vice-presidente do Grupo Positivo, participaram deste ato os prefeitos de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, de Ilhota, Daniel Christian Bosi e de Itapema, Rodrigo Costa, e o secretário executivo da Amfri, Célio José Bernardino.